IPVA 2020 MG – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Moradores do estado de Minas Gerais, bem como de outros estados brasileiros começam a pensar nos impostos a serem pagos no início do ano. Dentre estes está o IPVA 2020 MG. Imposto que incide sobre a propriedade de veículos automotores domiciliados no estado mineiro.

O IPVA Minas Gerais é administrado pelo Detran MG IPVA (departamento de trânsito de Minas Gerais), o valor recolhido é destinado em parte para o governo do estado, e também para o município onde cada veículo fora emplacado. Seu pagamento é necessário para realizar o licenciamento do automóvel, que se não for feito pode gerar multas e apreensão do bem.

Veja Também:

Detran MG IPVA 2020

O órgão responsável por atender os motoristas é o Departamento de Trânsito, Detran MG. É através deste órgão que podem ser esclarecidas suas dúvidas, emitidos e retirados alguns documentos e realizados grande parte dos procedimentos que envolvem legislação de trânsito.

IPVA 2020 MG

Você pode entrar em contato com o Detran MG IPVA através do telefone 155 ou (31) 3303-7995 para ligações feitas de outros estados. O atendimento funciona das 07:00 às 19:00 de segunda à sexta-feira e das 08:00 às 15:00 nos finais de semana. Há ainda as agências físicas espalhadas por todo o estado de Minas Gerais que atendem de segunda à sexta-feira.

Para realizar denúncias, críticas, dar sugestões ou elogiar o serviço prestado pelo Detran MG há o telefone 162 da ouvidoria estadual. Este telefone é da ouvidoria geral do estado de Minas Gerais, um canal sério para a realização de comunicações importantes.

Alíquotas IPVA 2020 MG

O total a ser pago no IPVA 2020 MG varia de acordo com o valor do veículo. O cálculo é feito com base na categoria, ano e marca do automóvel, multiplicado por uma alíquota definida pela Secretaria da Fazenda estadual. As alíquotas para cada tipo de veículo são de:

  • 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários.
  • 3% para caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão.
  • 2% para veículos com autorização para transporte público, motocicletas e
  • similares.
  • 1% para Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.

Porém o contribuinte não precisa fazer cálculos para saber qual o valor deverá pagar IPVA 2020 MG.

Consulta IPVA 2020 MG

A secretaria da fazenda disponibiliza uma página online onde é possível fazer a consulta IPVA MG. Para consultar os débitos de seu veículo basta seguir os passos:

IPVA 2020 MG

Passo 01 – Acesse o site http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputConsultaIpvaPorRenavam.action;


Passo 02 – Nos campos indicados informe o número do Renavam e escolha o ano ao qual quer consultar o débito;


Passo 03 – Marque a opção “Não sou um robô”;


Passo 04 – Clique em continuar.


Através da consulta IPVA 2020 MG, o site mostrará os débitos do seu veículo; mudando a opção do ano de exercício você poderá consultar o valor de anos anteriores.

Tabela IPVA 2020 MG

Buscando organizar o recebimento do valor IPVA 2020 MG, a Secretaria da Fazenda do estado de Minas organiza uma tabela de vencimento IPVA MG de acordo com a placa do veículo.

Para saber o vencimento IPVA MG do seu automóvel encontre na primeira coluna o último número da placa de seu veículo, nas colunas ao lado estarão os dias de pagamento.

Para veículos novos, 0 Km a data de vencimento IPVA é o 10° (décimo) dia contado a partir da aquisição do veículo, data que consta no documento fiscal de venda. Para pagamento parcelado, nos meses seguintes mantem-se o mesmo dia. Por exemplo: o décimo dia útil é 20 de janeiro, portanto, as parcelas seguintes vencerão nos dias 20 de fevereiro e 20 de março.

Pagamento IPVA 2020 MG

O valor IPVA 2020 MG pode ser pago de duas maneiras: em uma cota única com desconto de 3% do valor total do imposto, ou em 3 parcelas a serem pagas nos meses de janeiro, fevereiro e março. O valor mínimo da parcela é de R$:150,00.

A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais lança para o IPVA 2020 MG o programa “Bom Pagador”. Contribuintes que tenham quitado o IPVA e Licenciamento de 2017 até o dia 31/10/2017; tiveram o comprovante de pagamento do licenciamento e documentos fiscais emitidos até a mesma data; e tenham pago o IPVA e Licenciamento de 2018 dentro dos prazos de vencimento corretos terão direito a 3% de desconto do valor IPVA 2019 MG.

Caso faça o pagamento do valor IPVA MG em cota única e se encaixe nas condições do Programa Bom Pagador, o contribuinte acumula os dois descontos, pagando 6% a menos do valor total do IPVA 2019 MG.

O pagamento IPVA 2020 MG pode ser feito em agências bancárias autorizadas:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa
  • Sicoob
  • Mercantil do Brasil
  • Santander
  • Casas lotéricas.

Caso não tenha em mãos o boleto para pagamento do imposto, o mesmo pode ser emitido na agência com o número do Renavam do veículo.

O não pagamento IPVA 2020 MG gera multa de 0,3% por dia de atraso sobre o valor total do imposto e impede de renovar o licenciamento e o documento fiscal do veículo, gerando maiores transtornos e gastos ao proprietário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPVA 2020 MG – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!