IPVA 2020 MT – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Com o início de um novo ano iniciam-se também as preocupações dos moradores do Mato Grosso com o pagamento de impostos. Dentre as taxas está o IPVA 2020 MT, imposto sobre a propriedade de veículos automotores emplacados no estado.

Pagar IPVA é muito importante para circular legalmente com seu automóvel. O não pagamento pode gerar multas e juros. Com atrasos no IPVA MT não é possível realizar o licenciamento do veículo, e assim o motorista pode receber mais uma multa de trânsito e ter seu automóvel apreendido, gerando mais uma despesa referente às diárias do veículo no pátio do Detran MT IPVA.

O valor arrecadado com o pagamento IPVA MT é dividido entre o governo estadual e os municípios onde cada veículo fora emplacado. O destino do dinheiro arrecadado fica por conta do planejamento da Secretaria da Fazenda estadual, sendo usado geralmente para melhorias em saúde, educação, segurança, trânsito e estradas.

Veja Também:

Detran MT IPVA 2020

O órgão responsável por atender os motoristas é o Departamento de Trânsito, Detran MT IPVA. É através deste órgão que podem ser esclarecidas suas dúvidas, emitidos e retirados alguns documentos e realizados grande parte dos procedimentos que envolvem legislação de trânsito.

IPVA 2020 MT

Dentre suas funções está o IPVA 2020 MT, a fiscalização e a formação de condutores. É de suma importância que proprietários de veículos saibam como acessar os serviços do Detran MT.

A central de atendimento do Detran MT atende através do telefone (65) 3615.4800 de segunda à sexta-feira das 8:00 às 16:00 horas. Dúvidas, reclamações, sugestões e comunicações que visam melhorar o serviço prestado pelo Detran MT IPVA devem ser feitas através da ouvidoria do estado pelos números (65)3615-4697 / 4644.

É importante ficar atento às datas de vencimento IPVA MT e realizar o pagamento do tributo, lembrando que todos que possuem veículos em seu nome devem pagar o imposto evitando multas e complicações.

Alíquotas IPVA 2020 MT

O valor a ser cobrado de cada veículo pelo IPVA MT varia de acordo com uma série de fatores. A base de cálculo do imposto é feita pelo valor de venda do veículo, informado pela FIPE. Sobre essa base são aplicadas alíquotas tributarias definidas pela Sefaz MT.

As alíquotas definidas pela Sefaz MT IPVA para cada categoria de veículo são de:


1% – Para ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente; motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 cilindradas cúbicas;


2% – Para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1000 cilindradas cúbicas;


2,5% – Para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas cúbicas; utilitários não especificados;


3% – Para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 300 até 600 cilindradas cúbicas; veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados;


3,5% – Para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 cilindradas cúbicas;


4% – Para veículos de competição.


Consulta IPVA 2020 MT

Contudo, apesar da divulgação de alíquotas não espera-se que cada proprietário calcule o valor que irá pagar IPVA MT. A popularização da internet cumpre o papel de auxiliar na resolução de questões burocráticas. A exemplo disso temos a consulta IPVA MT onde é possível que cada proprietário verifique o valor devido de impostos.

Para realizar a consulta IPVA 2020 MT basta acompanhar os passos a seguir:

IPVA 2020 MT

Passo 01: Acesse o site da Sefaz MT IPVA http://www5.sefaz.mt.gov.br/


Passo 02: Desça a página até a sessão “Acessos” e clique na opção IPVA 2020;


Passo 03: No menu localizado no lado esquerdo da tela, clique na opção “Consulta Extrato IPVA;


Passo 04: Clique na opção “Extrato de lançamento de IPVA;


Passo 05: Nos campos indicados informe o número do chassi e Renavam do veículo e o código da imagem de segurança;


Passo 06: Selecione o ano de referência e clique em “consultar”.


Através da consulta IPVA MT é possível realizar uma consulta completa dos débitos do seu veículo junto à Sefaz MT, Secretaria da Fazenda do estado do Mato Grosso. Assim você pode programar-se para realizar o pagamento dos impostos da maneira que achar melhor para o seu orçamento.

Tabela IPVA 2020 MT

Buscando organizar o recebimento do imposto, a Secretaria da Fazenda elaborou um calendário IPVA 2020 MT, de acordo com as placas dos veículos. Para saber o dia correto para pagar IPVA fique atento ao calendário oficial.

Para saber qual o vencimento do IPVA de seu veículo usado, encontre na tabela IPVA 2020 MT abaixo o último número da placa do automóvel, localizado na primeira coluna.

Carros novos, 0km são isentos do IPVA MT no primeiro emplacamento, para os anos seguintes ficam vigentes as datas de vencimento previstas no Calendário IPVA MT de cada ano.

Pagamento IPVA 2020 MT

O pagamento IPVA MT pode ser feito em cota única com desconto de 5%; em cota única com desconto de 3%; em cota única sem desconto ou ainda em 3 cotas sem desconto. O valor do desconto de pagamento para cota única varia de acordo com a data em que o pagamento é realizado.

Com a boleto IPVA 2020 MT em mãos é possível pagar o imposto em correspondes bancários ou agências dos bancos autorizados:

  • Banco Do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itau/Unibanco;
  • Primacredi;
  • Santander;
  • Bancoob;
  • Sicredi
  • Casas Lotéricas.

Caso não tenha recebido em sua residência a guia para pagamento você pode imprimir o boleto através do site da Sefaz MT IPVA ou ainda ir a uma agência física do Detran MT e solicitar a impressão do boleto para pagamento IPVA 2020 MT.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2020 MT – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!