IPVA 2020 RJ – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

O imposto sobre propriedade de veículos automotores IPVA 2020 RJ é uma tarifa anual cobrada pelo governo do estado, e assim como os demais brasileiros, moradores do Rio de Janeiro já começam o ano preocupando-se com o imposto cobrado sobre veículos emplacados no estado.

É muito importante que proprietários de automóveis efetuem o pagamento do IPVA Rio de Janeiro, pois do contrário não poderão obter o licenciamento e o documento fiscal do veículo atualizado. A falta de documento atualizado gera multa e pode chegar à apreensão do veículo, causando maiores transtornos e gastos ao proprietário.

Veja Também:

Detran RJ IPVA 2020

O Detran RJ IPVA, Departamento de trânsito do Rio de Janeiro é responsável por vários procedimentos relacionados ao uso legal de veículos e regularização de documentos relacionados ao trânsito. Dentre suas funções está o IPVA 2020 RJ, a fiscalização e a formação de condutores. É de suma importância que proprietários de veículos saibam como acessar os serviços do Detran RJ.

IPVA 2020 RJ

Para atendimento via telefone, pode-se ligar nos números 3460-4040 (região metropolitana) e 0800-020-4040 (interior). O atendimento funciona das 8:00 às 20:00 horas de segunda à sexta-feira e das 8:00 às 18:00 horas aos sábados. Você pode ainda buscar auxílio em agências físicas espalhadas pelo estado.

Para realizar críticas, denúncias, sugestões ou comunicações que visem melhorar o atendimento prestado no Detran RJ, você pode utilizar a ouvidoria estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 16:00 horas.

Alíquotas IPVA 2020 RJ

O valor IPVA 2020 RJ varia de acordo com o quanto vale o veículo. O cálculo do valor do automóvel é feito e divulgado na tabela FIPE, posteriormente este número é multiplicado pela alíquota tributária definida pela Secretaria da Fazenda estadual.

As alíquotas do IPVA RJ são de:

  • 4% para automóveis de passeios e camionetas, exceto utilitários;
  • 2% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas;
  • 1% para caminhão e tratores agrícolas;
  • 3% para carros Flex;
  • 1,5% para quem possui carro que utiliza GNV (gás);
  • 0,5% para veículos que usam energia elétrica.

A diminuição de alíquotas para veículos flex, GNV e elétricos é uma medida adotada pelo governo estadual como forma de incentivo ao uso de combustíveis menos poluentes.

Consulta IPVA 2020 RJ

Não espera-se que o contribuinte calcule o valor do imposto de ser carro, e para não ter surpresas ao ver o boleto de pagamento é possível fazer Consulta IPVA RJ.

Para realizar a consulta IPVA  2020 RJ há uma página online, siga os passos para verificar os débitos de seu veículo:

IPVA 2020 RJ

Passo 01: Acesse o site do Detran RJ http://www.detran.rj.gov.br


Passo 02: No lado direito da tela inicial, clique na opção IPVA (há embaixo desta um calendário);


Passo 03: Na página do IPVA, em um menu localizado ao lado esquerdo clique em “Consultas”;


Passo 04: Abrirá um menu à direita, clique na opção “Nada Consta”;


Passo 05: Nos campos indicados informe o número do Renavam do veículo e preencha as letras indicadas no código de segurança;


Passo 06: Clique em “consultar”.


Com a consulta IPVA RJ você terá acesso à várias informações sobre seu veículo, bem como os débitos ligados à ele.

Tabela IPVA 2020 RJ

A Secretaria da Fazenda organiza datas de vencimentos diferentes para o pagamento do imposto de acordo com o final da placa do veículo, assim disponibiliza o calendário IPVA 2020 RJ para que você possa consultar o vencimento de seu IPVA.

Abaixo está a tabela IPVA 2020 RJ, na primeira coluna identifique o último número da placa de seu veículo, e verifique nas seguintes as datas de vencimento.

Para carros 0 km o vencimento é contado 30 dias após a aquisição do veículo, data que consta no documento fiscal do automóvel. Para pagamento parcelado fixa-se o mesmo dia para os meses seguintes.

Pagamento IPVA 2020 RJ

O pagamento IPVA RJ pode ser feito de duas formas: em uma parcela única com desconto de 3% do valor total, ou em 3 parcelas pagas dos meses de janeiro à abril, de acordo com o final da placa do veículo.

A guia para pagamento pode ser emitida no site do banco Bradesco. Para gerar o boleto Bradesco IPVA RJ siga os passos:

IPVA 2020 RJ

Passo 01: Acesse http://www.bradesco.com.br/


Passo 02: No menu localizado no lado esquerdo da tela clique na opção “Produtos e Serviços”;


Passo 03: Novamente no lado esquerdo da tela, clique em “Mais produtos e serviços”;


Passo 04: Ainda à esquerda, selecione a opção “Pagamentos”;


Passo 05: Desça a tela até a sessão “Tributos”;


Passo 06: Clique em “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRM e GRT” e depois em “Gerar Boleto”


Passo 07: Preencha os campos indicados com o número do Renavam do veículo e o código de segurança;


Passo 08: Clique em continuar e posteriormente imprima o boleto.


Seguindo estes passos você terá a guia para pagamento IPVA RJ Bradesco, podendo imprimir boleto para pagamento em cota única ou 3 boletos para pagamento parcelado. O IPVA 2020 RJ Bradesco pode ser emitido também em totens e caixas eletrônicos de agências bancárias do Banco Bradesco S.A, basta que o contribuinte tenha em mãos o número do Renavam de seu veículo.

Com o boleto em mãos, mesmo sendo Bradesco IPVA RJ, o pagamento pode ser efetuado em outras agências bancárias e casas lotéricas. Os bancos não recebem boleto IPVA RJ vencidos, portanto, o pagamento deve ser efetuado até o dia do vencimento.

O não pagamento do IPVA 2020 RJ pode causar vários transtornos ao proprietário do veículo, portanto, fique atento ao vencimento do IPVA e efetue o pagamento em dia.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2020 RJ – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!